Objetivos : Orientar a prática oral (compreensão e expressão) do português contemporâneo (variante brasileira) a partir de documentos, extratos de imprensa, iconografia e registros audivisuais. As estruturas lingüísticas serão apreendidas e trabalhadas nas práticas comunicativas e sistematizadas a cada aula, inclusive as conjugações verbais. Trabalharemos em torno de 5 tópicos de expressão, enumerados abaixo:
Tópico I) Apresentar
Tópico II) Descrever
Tópico III) Narrar
Tópico IV) Comentar
Tópico V) Projetar
Avaliação:
1) Apresentação Oral (duplas): apresentar uma personalidade (descrever, qualificar, narrar, comentar sobre a pessoa escolhida). Duração: 10 minutos de apresentação e 5 minutos de comentários e perguntas dos colegas, que também serão avaliados na participação.(coeficiente 1) – Apresentações nos 15 minutos finais da aula, a partir da 4ª. semana de aula.
2) Compreensão Oral : Compreensão oral de texto e exercícios (coeficiente 1).
Bibliografia:
Falar... Ler... Escrever... Português, Emma Eberlein Lima e Samira Lunes, EPU, São Paulo, 1999. (Unidades 6 a 11)
Avenida Brasil – 1, Emma Eberlein Lima et alii, EPU, São Paulo. (Método de apoio)
Gramática Activa 1, Olga Mata Coimbra e Isabel Coimbra, Lidel, 2000.
Bescherelle : Les verbes portugais et brésiliens, Hatier, Paris, 1997.
Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (versão impressa e CD-ROOM)
Nova Gramática do Português Contemporâneo, Celso Cunha e Lindley Cintra, Nova Fronteira, São Paulo, 1985.
Pratique du Portugais de A à Z, Hatier, Paris, 1993.
Tópico I) Apresentar
Tópico II) Descrever
Tópico III) Narrar
Tópico IV) Comentar
Tópico V) Projetar
Avaliação:
1) Apresentação Oral (duplas): apresentar uma personalidade (descrever, qualificar, narrar, comentar sobre a pessoa escolhida). Duração: 10 minutos de apresentação e 5 minutos de comentários e perguntas dos colegas, que também serão avaliados na participação.(coeficiente 1) – Apresentações nos 15 minutos finais da aula, a partir da 4ª. semana de aula.
2) Compreensão Oral : Compreensão oral de texto e exercícios (coeficiente 1).
Bibliografia:
Falar... Ler... Escrever... Português, Emma Eberlein Lima e Samira Lunes, EPU, São Paulo, 1999. (Unidades 6 a 11)
Avenida Brasil – 1, Emma Eberlein Lima et alii, EPU, São Paulo. (Método de apoio)
Gramática Activa 1, Olga Mata Coimbra e Isabel Coimbra, Lidel, 2000.
Bescherelle : Les verbes portugais et brésiliens, Hatier, Paris, 1997.
Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (versão impressa e CD-ROOM)
Nova Gramática do Português Contemporâneo, Celso Cunha e Lindley Cintra, Nova Fronteira, São Paulo, 1985.
Pratique du Portugais de A à Z, Hatier, Paris, 1993.
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire