lundi 24 septembre 2007

Aula 1 - Transcrição da Apresentação

"Meu nome é Julio Brandão. Tenho 17 anos e nasci no Rio de Janeiro. Sou carioca. Estudo no colégio Sion no bairro de Laranjeiras e estou no segundo ano do segundo grau, ou seja, em première, como vocês dizem aí na França. Ainda não sei com certeza o que eu quero ser na vida. É muito difícil ter que escolher uma profissão na minha idade. Às vezes, penso em estudar Direito. Meu avô adoraria que eu fosse advogado. Mas eu às vezes tenho vontade de ser professor de Educação Física. Adoro praticar esportes, principalmente andar de bicicleta. Consigo subir pedalando até o Cristo Redentor. Também gosto de malhar, de fazer musculação. Aqui no Rio, as garotas gostam muito de rapazes musculosos, mas não vou exagerar. Quando se têm músculos demais, todos acham que a pessoa é burra. No Brasil, o ano letivo começa em fevereiro e termina em dezembro. Aí, começam as férias de verão. Em julho, temos apenas 15 dias de férias. Este ano é um ano especial para mim. Tenho que fazer a minha inscrição para o Vestibular. Você com certeza nao sabe o significado desta palavra! É o nome, aqui no Brasil, do exame obrigatório para entrar na faculdade. É um exame muito difícil, tão difícil como o BAC na França. Por isso preciso pensar muito bem antes de fazer a minha inscrição, para não me enganar na escolha. Mas sou um cara tranqüilo, pois tenho a sorte de ter pais muito compreensivos, que aceitarão a minha decisão. Esta foto que vocês estão vendo foi tirada quando estive na França, visitando meus primos que são franceses. Adorei o país de vocês e espero voltar em breve."
Fonte: MERIAN-PONCIONI, Claudia, Cours de Portugais - Première, CNED, Institut de Rennes

Aucun commentaire: